Século XXI – a eterna Sessão da Tarde

4079c089eb35389dd3f3543c8570a127

 

Quando eu era uma criança, passei muitas tardes na frente da Tv assistindo filmes da Sessão da Tarde. Nerd e introvertido, procurava naqueles filmes pistas de como o mundo funcionava.

Embora já fosse a década de 90, a maior parte dos filmes eram das décadas de 80 e 70. E, realmente, o começo dos anos 90 acabaram preservando grande parte do espírito fanfarrão e da cafonice da década de 80.

Da mesma forma, em pleno Século XXI, ainda continuamos cultuando e cultivando grande parte dos símbolos amanhecidos do século XX.

A recente morte de Fidel Castro, por exemplo, parece realimentar velhos sentimentos conflitantes, com alguns comemorando a morte de um ditador sanguinário que promoveu medidas autoritárias, enquanto outros falam em luto pela Revolucionário que promoveu a educação e erradicou a fome em uma pequena ilha do Caribe.

Já pra mim Fidel Castro tem o mesmo impacto simbólico do Baixinho da Kaiser ou do Jacaré do É o Tchan. Não fede nem cheira. Conheço e reconheço suas qualidades e defeitos da mesma forma que sei que ele passou a ter ciência deles com o avançar da História

 

Ainda mergulhado no meio do caldeirão de paixões, o Historiador Hobsbawn escreveu de maneira relutante um livro sobre o Século XX. O chamou de a Era dos Extremos.

Não é difícil entender o porquê, dada a abundância de ideologias, tanto na Direita quanto a Esquerda, que buscavam erradicar de uma vez por todas os conflitos e contradições que a humanidade enfrentava.

Algo que inclui desde os Regimes Soviéticos de orientação Socialista, até as Ditaduras Latino-Americanas de orientação Liberal.

Assim, embora eu não comemore ou celebre o fato, espero que a morte do Fidel possa ser mais um passo a frente de modo que a gente deixe de lado a adoção de soluções extremistas para que possamos evitar que o Século XXI vire um grande repeteco da Sessão da Tarde.

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: