MTV Brasil – Morte como vanguarda cultural

Para os que não estão acompanhando, a MTV Brasil anunciou que fechará completamente suas operações de canal aberto. A editora Abril, que comandava as operações da marca no Brasil, vendeu sua participação de volta para a Viacom, empresa que controla a marca internacionalmente.

No lugar dela será criado um canal de Tv a Cabo com o mesmo nome, mas sem a participação de nenhum dos atuais funcionários que desenvolvem a programação. Na prática isso representa o fim da assinatura visual que marcou a MTV Brasil desde o início de sua programação em 1990.

Eu que cresci assistindo MTV e sempre tentei entender o sentido daqueles clipes e vinhetas bizarros produzidos pela emissora (que apenas anos mais tarde entendi, era porque o pessoal lá usava muitas drogas) fiquei muito triste ao saber disso. Ainda assim admito que eu fui um dos desertores e não acompanhava mais a sua programação há muitos anos.

Verdade seja dita, o fim dessas operações não pegou nenhum dos envolvidos da emissora de surpresa, pois era um boato que se passava nos bastidores há algum tempo. O motivo disso é claro: a MTV, que nunca teve uma audiência muito alta, foi perdendo o seu público jovem para outros meios como a internet e pra canais de TV a Cabo como o Multishow.

De qualquer forma eu estou muito satisfeito em ver que nesses ultimos momentos de vida a MTV seguiu sua tradição visual de “Tv Moleque” e simplesmente ligou o “foda-se” na sua programação. Como um paciente terminal que quer aproveitar a vida ao máxímo, a MTV aprofundou ainda mais o seu experimentalismo visual em programas que beiram o nonsense dadaísta.

Mas mais do que apenas saudosismo, o fim da MTV Brasil aponta para duas coisas: uma alteração no padrão de consumo da população brasileira que se evidencia principalmente a partir de suas classes mais jovens e, consequentemente, o fim de um modo de produção cultural industrial baseado na venda de CDs.O resultado é o equivalente ao se dessem um canal aberto de televisão de graça com liberdade criativa total para garotos de 15 anos (o que talvez não esteja muito longe da verdade).

Diferente da MTV, que gerava publicidade para determinadas bandas como Restart e NX Zero com o objetivo de ampliar a venda de CDs para uma decadente indústria fonográfica – que sofreu como o diabo depois da criação do MP3 – canais como o Multishow focaram na divulgação cultural de artistas através dos shows que são veiculados em sua emissora. Tanro que essa nova MTV que surgirá na Tv a cabo provavelmete vai adotar esse mesmo modelo ficando [s]igual[/s] bem parecida com a Multishow.

Isso porque o artista da área musical (que nunca havia ganhado muito dinheiro com a venda dos disquinhos mesmo) passou a depender exclusivamente do dinheiro da bilheteria dos shows que fazia. Isso explica em parte o grande número de shows de grande porte como Loolapaloza, SWU e Rock in Rio, que de repente apresentaram uma explosão em número (e preço) no Brasil.

Isso também ajuda a responder outra pergunta frequentemente feita pela minha geração: porque nenhuma boa banda de rock brasileiro surgiu depois de Los Hermanos? Na verdade bandas boas nunca deixaram de aparecer, elas apenas passaram a se restringir a determinados círculos culturais independentes de menor notoriedade como o Fora do Eixo, que recentemente foi pego pra Cristo pela Mídia Tradicional, mas que é apenas um dos muitos grupos independetes desse tipo que atuam no Brasil.

De qualquer forma, fica aqui registrada aqui minha condolências pelo fim de um canal que fez parte da minha formação. A MTV que sempre serviu como vanguarda cultural na TV mencionando assuntos que, na sua época, nenhum dos outros canais mencionava – como o homossexualidade ou drogas – servirá de vanguarda também no seu fim, apontando as mudanças que deverão acontecer no restante da Tv aberta, cuja audiência vem caindo cada vez mais.

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: