Grafeno – a proxima revolução tecnológica

Imagine um futuro onde voce consulta o seu ipad ou celular por notícias e quando se cansa, você simplesmente dobra o seu aparelho e coloca debaixo do braço, como se fosse um jornal. Imagine que você terá Tvs com a expessura de papel, que voce gruda na parede como se fosse um pôster, também possível de dobrar e levar por aí.

Imagine também que a bateria de seu celular ou Ipad, que hoje dura cerca de 8 horas possa durar 10x mais e levar apenas 10 min para ser carregado. Por fim, imagine um mundo onde as pessoas conseguem facilmente filtrar a água do mar em água potável, que pode ser usada tanto para beber água na beira da praia, quanto para utilizar na irrigacão de plantações.

Esse futuro já está disponível devido às npvas aplicacões de um material descoberto em 2004: o grafeno. Esse material que foi descoberto por cientistas russos é o material mais duro já desenvolvido pelo homem, mais forte do que o diamante ou qualquer outro tipo de metal. Só que ele possui a expessura de um átomo de carbono, ou dezenas de vezes mais fino do que um único fio de cabelo humano.

Pensado inicialmente como algo a ser aplicado apenas sobre a cobertura de aeronaves e automóveis, por ser uma substäncia que impede a corrosão e evita o atrito com o ar. Foi descoberto mais tarde que ele também tinha fortes aplicacões condutoras, sendo capaz de armazenar eletricidade de forma muito mais eficiente do que uma bateria comum.

Por fim, por ser uma substância que é impermeável contra qualquer substância, menos a água, foi descoberto que ele é um material extremamente eficiente para ser utilizado com filtro. Podendo ser utilizado para obter agua potável em qualquer tipo de ambiente, incluindo a água do mar.

E esse futuro não se trata de algo a ser esperado daqui há muito anos, os protótipos das primeiras telas flexíveis já estão disponíveis e sendo apresentadas em feiras de tecnologia em todo o mundo. O desenvolvimento dessa tecnologia obviamente tende a ser gradual, com a combinação do grafeno, por exemplo, com as baterías de lítio já existentes hoje, mas é impossível prever todas as aplicações que esse material pode ter nas mãos dos engenheiros do amanhã.

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: