Pensem nisso na proxima vez que ouvirem sobre o mito da caverna…

Poucos sabem disso. Mas o conceito de mundo das idéias, mais do que um conceito puramente filosófico, na verdade era um conceito místico-religioso. Platão, alem de ser um discípulo direto de Sócrates, também teve contato com o culto dos pitagóricos, culto esse que reunia os discípulos de Pitagoras, que não era simplesmente um matemático, pois essa ocupaçao nao existia nessa época, mas um filósofo e um líder religioso. Os discípulos de Pitágoras entre outras coisas eram proibidos de ter relações sexuais e de consumir carne.

Segundo o pitagorismo, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número. Naquela época nao havia diferença entre a visão científica e religiosa. Os pitagóricos não distinguem forma, lei e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Assim, Pitágoras e os pitagóricos investigaram as relações matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática.

O pentagrama era o símbolo da Escola Pitagórica, muito antes de ser discriminado pela igreja catolica e transformado na mente das pessoas em algo relacionado a bruxaria e magia negra. E ela escondia relacoes extremamente importantes, como a lei aurea e outros segredos

Assim, o mundo das ideias de Platão não era apenas um conceito filosofico idealista, mas um conceito religioso, no qual ele descrevia um outro mundo, no qual todas as ideias sempre existiram, eventualmente se manifestando numa realidade concreta nesse mundo. Podemos ate mesmo nos questionar se a escola pitagorica não teve um efeito maior do que o proprio Socrates sobre as ideias de Platão e, consequentemente, em toda a cultura ocidental posterior que ela fomentou…

Mas é importante lembrar sempre da história de Hipaso de Metaponto que, ao descobrir a existência dos números irracionais, foi não só expulso da Escola Pitagórica como foi acorrentado e jogado ao mar, para que morresse afogado, pelos próprios membros da ordem/escola. É o extremismo, a ignorância, o conservadorismo e a intolerância, como aquela discriminação oriunda dos católicos, existente desde aquela, que é remetida como sagrada ou de grandíssima escola.


Várias idéias e conceitos da escola Pitagórica, tanto na área de música quanto de matemática, podem ser visualizados nesse vídeo da, sempre brilhante, Disney!





Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: